• Exames / Consultas
  • (65) 3025-1050
  • (65) 99973-1640
  • cardiologiaavancada@outlook.com

ELETROCARDIOGRAFIA

Eletrocardiograma, ou ECG, é um exame que avalia a atividade elétrica do coração a partir de eletrodos fixados na pele.
Essa atividade é caracterizada pela variação na quantidade de íons de sódio dentro e fora das células musculares cardíacas.

O resultado deste exame é registrado em gráficos que comparam a atividade cardíaca do paciente com o padrão, indicando se
a atividade cardíaca está dentro da normalidade ou se há alterações nos músculos e nervos do coração.

Também pode ser indicado para verificar a saúde do coração quando o paciente apresenta outras condições, como:

  • Colesterol alto;
  • Pressão Alta;
  • Tabagismo;
  • Diabetes;
  • Histórico familiar de doença cardíaca precoce.

ECG padrão

Também conhecido como ECG de repouso ou de superfície, é a forma mais comum do exame, simples e indolor. Sua duração máxima é de 5 minutos.

Nesse método o paciente deita-se em uma maca, com o peito nú, e tem sua pele limpa e desengordurada para receber os eletrodos. Caso o paciente apresente muitos pelos no corpo será feita uma depilação, e em casos de muita oleosidade na pele, deve ser feita uma limpeza com álcool.

Com a pele pronta, os eletrodos são conectados em partes específicas do corpo, como peitos, braços e pernas. Nos braços e pernas os eletrodos são fixados por braceletes e no tórax por uma espécie de ventosa de borracha.

ECG de esforço

Também conhecido como teste ergométrico, nesse tipo de eletrocardiograma o teste é realizado enquanto o paciente executa algum tipo de exercício físico, geralmente em esteira ou na bicicleta. Para a boa realização desse exame, a alimentação do paciente deve ser leve por pelo menos 2 horas antes do exame. O paciente também deve levar roupas apropriadas para a execução de exercícios físicos e não fumar nas 2 horas antes do exame.Mulheres devem usar sutiã ou top.

O exercício geralmente inicia-se lento e fácil, e se intensifica gradualmente. O paciente pode parar durante o exercício, em caso de exaustão, e sua duração não vai além de 20 minutos.

A partir desse exame é possível delimitar como o coração do indivíduo gera o estresse, além de diagnosticar doenças coronárias e determinar a sua gravidade.

Holter

Também conhecido como monitorização de ECG ambulatorial, nesse tipo de exame um dispositivo registra a atividade cardíaca do paciente durante 24 horas. Esse dispositivo, chamado holter, funciona como um aparelho de gravação com fios eletrodos que são conectados no peito do paciente.

Durante as 24 horas de exame, o paciente também deve tomar notas de suas atividades diárias e seus sintomas ou experiências.

 

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS - ÚLTIMOS POSTS